#3 - EQUIP & PREP.



Viagem aos Pirenéus, por Constantino Sousa.

Os preparativos para uma viagem desta natureza, são normais. Não vamos propriamente para o meio do deserto, nem subir o Everest! No entanto, há algumas particularidades que não podemos descuidar, para que a mesma seja agradável e confortável. O primeiro ponto a ter em conta é que nesta viagem, é muito provável apanharmos diferenças climatéricas consideráveis, mesmo no Verão! Em parte do percurso vamos apanhar temperaturas quentes, noutra parte do percurso vamos apanhar chuva e lá em cima vamos apanhar frio. Sim, frio! Nos maciços pirenaicos, mesmo no verão faz frio! Portanto é importante pensar no fato que vai levar. O ideal é levar um de Cordura que tenha rede exterior para entrada de ar fresco, quando o tempo estiver quente. O mesmo fato terá que estar preparado com colete waterproof desmontável e colete gore-tex, também desmontável. Como segurança, aconselho a levar um fato impermeável para vestir por cima, para o caso de apanhar muita chuva. Leve pelo menos um polar. Se tiver que viajar de noite nas montanhas, vai agradecer a si mesmo ter tomado essa opção! Leve umas braçadeiras reflectoras, de noite é importante ser visto! Nunca esqueça: a condução de um motard é sempre defensiva. Leve também uns tampões para os ouvidos. Nas viagens mais longas, vai dar jeito, pois por muito bom que seja o capacete, os zumbidos existem!


Quanto ao resto da indumentária, leve o essencial, mas sem abusar. A ideia é viajar de moto e não, ir a festas de gala! Não se esqueça que os espaços de uma moto não são como o de um carro! Leve Ben u ron, e medicação preventiva para distúrbios digestivos. Espanha não é África, mas nunca se sabe…

Quanto a moto, temos o trivial: revisão feita e verificação dos níveis. Os pneus devem ser novos ou estarem em estado de como novos! Isto é importante, pois pode representar 80% do sucesso e final feliz de uma viagem…poupar em comprar pneus novos, pode representar comprar uma moto nova, sem falar na infelicidade dos danos físicos! Leve 1Lt de óleo do motor suplementar, pois se for numa GS (como é o meu caso) pode vir a precisar de acertar o nível ao fim de 1000 kms. Leve também spray lubrificante para a corrente (se não for transmissão por cardan) e spray anti-furos. (Imagine que por alguma razão decidiu regressar de noite pela montanha e tem um furo. Com um simples spray resolve rapidamente até a próxima oficina! Mesmo com o kit anti furos, de noite é muito complicado). Leve uma lanterna com pilhas novas; é uma das coisas que fazem sempre falta.

 Preparations for a trip of this nature are normal. Let's not proper to go to the middle of the desert or climb Everest! However, some peculiarities that we ca´not ignore, for it to be pleasant and comfortable. The first point to consider is that this trip is very likely catch him considerable climatic differences, even in summer! Part of the way let's get warm temperatures, another part of the route we will get soaked and up there we will catch cold. Yes, cold! In Pyrenean massifs, even in summer it's cold! Therefore it is important to consider the fact that it will take. The ideal is to take a Cordura suit that has external network for fresh air when the weather is hot. The same fact will have to be prepared with waterproof detachable vest and gore-tex jacket, also removable. As a safety, I advise to take a waterproof suit to wear over, in case you get a lot of rain. Take at least one polar sweet shirt. If you have to travel at night in the mountains, you will thank yourself have taken this option! Take a reflective armbands at night is important to be seen! Never forget: driving a bike is always defensive. Take also some ear plugs. On longer trips, will give way, because as great as it is the helmet, tinnitus exist! The idea is to travel by motorbike and not go to hollywood events! Do not forget that the space of the bike is not like a car! Take Ben-u-ron, and preventive medication for digestive disorders. Spain is not Africa, but we never know ...As the bike, we have the trivial: Made review and check the levels. The tires must be new or being in state as new! This is important because it can represent 80% of the successful and happy end of a trip ... saving to buy new tires, can represent buying a new bike, not to mention the unhappiness of injury! Take additional engine oil 1Lt because if a GS (as is my case) may need to hit the level at the end of 1000 kms. Take also spray lubricant to the chain (if not transmission cardan) and anti-spray for punctures. (Imagine that for some reason decided to return at night the mountain and has a puncture . With a simple spray settles quickly to the next workshop! Even with the puncture-kit at night is very complicated). Take a flashlight with fresh batteries; is one of the things that always fouls.

Hoje em dia é muito usual levar GPS. Eu nunca levei e sinceramente não vejo isso como algo essencial, mas não deixa de ser uma opinião pessoal. Sei que o GPS faz falta em algumas situações, como é o caso de grandes cidades que não conhecemos, mas continuo a pensar que não é essencial. Leve um mapa actualizado, isso sim. Com as informações rodoviárias existentes, não vai ter problemas de orientação mesmo nos Pirenéus. Um hábito que eu tenho é criar o meu próprio Road book com o percurso diário. Nele defino as localidades a percorrer e suas distâncias. Não é essencial, mas é um hábito meu conforme referi.

Nowadays it is very usual to take GPS. I have never taken and honestly do not see it as essential, but it remains a personal opinion. I know the GPS is needed in some situations, as in the case of large cities do not know, but I still think that is not essential. Take an updated map, that is. With existing road information, guidance will not have problems even in the Pyrenees. A habit I have is to create my own Roadbook to the daily route. It define the locations to go and their distances. It is not essential, but it is a habit of mine as I said.

Para finalizar nos preparativos da viagem, temos como solução alternativa aos hotéis… acampar! Há quem não goste e nem quer pensar nisso e quem não pode por questões de saúde. Mas posso dizer por experiência própria (e gosto, claro) que uma experiência única é acampar nas montanhas no meio de nada!...soberbo. Para tal, é necessário uma tenda adequada para a chuva. Esqueça essas de montagem fácil. Existem no mercado, boas tendas de campismo com preços muito em conta. Leve uma tenda para dois lugares. Mesmo viajando só, é sempre bom ter espaço para as bagagens da moto e não ocupa muito espaço na moto. No caso de ter decidido acampar, leve um cobertor pequeno além do saco cama. Aconselho a levar um colchão de pequeno volume (existem bons no mercado). Tudo isto tem de estar em sacos bem impermeáveis durante a viagem. O pior que pode acontecer, é depois de uma viagem longa, dormir num saco cama húmido!
Nowadays it is very usual to take GPS. I have never taken and honestly do not see it as essential, but it remains a personal opinion. I know the GPS is needed in some situations, as in the case of large cities do not know, but I still think that is not essential. Take an updated map, that is. With existing road information, guidance will not have problems even in the Pyrenees. A habit I have is to create my own book Road to the daily route. It define the locations to go and their distances. It is not essential, but it is a habit of mine as I said.Finally in preparations for the trip we as an alternative to hotels ... camping! Some people do not like or want to think about it and who can not for health reasons. But I can tell you from experience (and taste, of course) which is a unique experience camping in the mountains in the middle of nowhere! ... Superb. To this end, a tent is required to rain. Forget these easy assembly. Exist in the market, good camping tents with little regard prices. Take a tent for two places. Even traveling alone, it is always good to have space for the bike luggage and does not occupy much space on the bike. If you have decided to camp, bring a small blanket besides the sleeping bag. Advise you to take a small volume of mattress (there are good on the market). All this has to be in good waterproof bags for the trip. The worst that can happen is after a long journey, sleeping bag in a wet bed!

Como ponto final dos preparativos, pelo menos dois dias antes da viagem, leve uma vida mais regrada. Descanse e alimente-se bem. Vai estar mais bem preparado para a viagem.

A segunda parte desta minha partilha de experiência em viagens de moto, vai incidir na forma como a devemos fazer. Quando decidimos fazer uma viagem, é normal organizarmos com antecedência os itinerários.

Devemos organizar as viagens mais longas para os primeiros dias e as mais curtas para os últimos, pois no início é quando estamos mais “frescos”.
Hoje em dia com a internet, temos a facilidade de consultar nos locais a visitar, o que ver, onde comer e dormir, no entanto deixe algumas surpresas para a viagem, o gozo vai ser maior.
Tente evitar as auto-estradas e vias rápidas, pois pode perder muito do encanto de paisagens e localidades durante o percurso. Se por alguma razão, a opção for pela auto-estrada ou via rápida, tente conduzir como velocidade de cruzeiro nos 140 /hora. Conduzir acima disso é mais cansativo, gasta mais combustível e a polícia não perdoa. Esqueça as histórias dos “heróis”. Andam muitos carros da polícia descaracterizados nesses percursos e acredite que eles vão atrás de si se cometer algum excesso! Nunca pare por qualquer razão numa via rápida. A multa é pesada!

Durante o dia beba água, pois com o equipamento vestido acontece desidratar!  pequenas desidratações causam fadiga na viagem). Nunca beba alcóol aos almoços! À noite, depois de guardar a moto, pode beber um vinho, mas durante a viagem, a regra de ouro é somente beber água. Evite percursos nocturnos. Na montanha são desconfortáveis. Quando visitar um maciço montanhoso, levante-se cedo de forma a regressar a base a horas decentes. 50 kms na montanha não é igual a 50 kms em estradas normais. Fixe isto! Se tiver dúvidas de orientação na montanha, pergunte as pessoas locais. Não ligue ao mapa ou ao GPS!
Certifique-se que antes de sair para um percurso, tem o depósito de gasolina atestado e a bateria do telemóvel carregada. Comece sempre as viagens cedo. Chegar cedo de um destino, significa ter tempo e disposição para procurar um bom restaurante e dar um passeio pela localidade antes de dormir. Numa viagem, pare de hora em hora. Cinco minutos são suficientes para se recompor. No regresso da viagem, se sentir cansaço, pare, mesmo que só faltem 100 kms para chegar a casa.

e...boa viagem

As a final point of the preparations, at least two days before the trip, take a more orderly life. Rest and eat right. Will be better prepared for the trip.The second part of my sharing of motorcycle travel experience, will focus on how we should do. When we decided to take a trip, it is normal organize in advance itineraries.We must organize longer trips to the early days and shorter for the past because in the beginning is when we are most "fresh".Today with the internet, we have the facility to consult on places to visit, what to see, where to eat and sleep, but leave some surprises for the trip, the joy will be greater.Try to avoid the motorways and highways, it can lose a lot of landscapes and locations charm along the way. If for some reason, the option is the motorway or highway, try to drive as cruising speed in the 140 / hour. Drive up it is more tiring, uses more fuel and the police do not forgive. Forget the stories of "heroes." Walk many cars uncharacterized police in these pathways and believe that they will behind him commit some excess! Never stop for any reason on a fast track. The fine is heavy!During the day drink water, because the dress equipment happens dehydrate! small dehydration causes fatigue on the trip). Never drink alcohol at lunch! At night, after saving the bike, you can drink a wine, but during the trip, the rule of thumb is only drink water. Avoid night journeys. On the mountain are uncomfortable. When visiting a mountain range, get up early in order to return to base at decent hours. 50 kms on the mountain is not equal to 50 kms on normal roads. Fix it! If you have any questions guidance on the mountain, ask the local people. Do not connect to the map or GPSMake sure that before leaving for a journey, have the gas deposit full and the mobile phone battery charged. Always start the early trips. Get there early for a destination, means to have time and inclination to look for a good restaurant and take a walk through the town before bed. On a trip, stop every hour. Five minutes are sufficient to compose himself. On return of the trip, feel tired, stop, if only missing 100 kms to get home. 
and ... good trip

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