#17 SUBINDO O RIO CÁVADO - BY THE CAVADO RIVER

Praia/beach of/de Navarra
Parto da cidade de Braga, apesar da foz deste rio ser em Esposende, (que pode ser uma boa alternativa para a partida, passando em Barcelos e Prado). Aliás é aqui em ponte de Prado que encontro o rio e que vou tentá-lo subir sempre o mais perto dele possivel.Ver mapa Braga - Montalegre map Vou assim pela margem sul, pela marginal até ponte do Bico e depois desta sigo em frente por Navarra, fazendo antes um pequeno desvio para ver a praia fluvial deste lugar (Salgueirinho). O caminho não tem saída, pelo que volto à M-565 e depois na rotunda à esquerda para a N-205-4 em direção à ponte do Porto.
Ponte/bridge do Porto (medieval)
ponte do Porto Bridge
 Bom aqui vale a pena parar em cima da ponte nova para tirar uma foto (acima); a ponte é simplesmente espectacular!  Sigo em direcção a Monsul pela mesma N-205, onde viro À esquerda para Verim e visito mais uma praia, uma das mais bonitas deste rio. A "rua da entrada do Monte" é muito escorregadia,(mania que as juntas de freguesia tiveram de chamar ruas as estes caminhos típicos de aldeia), dizia é escorregadia nesta altura do ano, com muito musgo a nascer por entre a calçada. Vale a pena este desvio, não só para nos perdermos um pouco pelo emaranhado de estreitos caminhos rurais, como para no final apreciar mais uma excelente e nostálgica praia fluvial! (see more)

Praia de Verim Beach

Caminho para a Praia de Verim- Path to Verim Beach

A calmaria do Cávado em Verim- Nostalgic River in Verim
Mal saio da praia viro logicamente para a esquerda até ajude, onde há nova praínha. O rio é lindo! Sigo para Parada de Bouro, onde viro à esquerda, passando a ponte a juzante da Barragem e apanhando a N-308 depois. Nesta sigo à direita até Rio Caldo, onde viro logo à direita para a primeira ponte. Subo um pouco e viro à esquerda para Cova apanhando mais à frente a N103 e Gavinheira. Sigo agora nesta nacional, muito bonita com boas curvas (algumas perigosas), até Ruivães. Aqui há duas alternativas, ou por Cabril (mais selvagem, onde é obrigatória paragem na Ponte do Diabo, ou da Misarela) ou por Covelo do Gerês (via Barragem da Venda Nova)! Foi por esta última que desta vez optei. (CONTINUA EM BREVE)



mapa Braga - Montalegre map

Sem comentários:

Enviar um comentário