#35 PIRINÉUS pelo REINO DE ARAGÃO - PYRENEES - Kingdom of Aragon

A minha sugestão de hoje, parte de uma das cidades mais interessantes e tradicionais de Navarra e do Reino de Espanha. Não faltam hoteis em Pamplona e vida à noite e boa gastronomia também não, clica pamplona noite - night life click.
 Por isso aconselho a ficarem uma noite nesta cidade, ou seja a saírem de Portugal de manhazinha de maneira a chegar lá pela tarde, pousar as coisas no hotel, tomar um duche e sair para desfrutar um pouco da vida desta terra , que em pouco difere da vida de qualquer cidade espanhola (tapas, copas, movida).  

(Entretanto uma sugestão de um leitor, cuja foto publico e que se puderem visitem , eu não conheço!! Eis a foto)
Salto Nervion
De manha faço-me à estrada, o google maps indica-me 5 horas de viagem, mas vão ser mais, "vamos" querer desfrutar as paisagens, pessoas e locais ver mapa aqui - see map here

Saío de Pamplona pela A21, e, uns kms mais à frente saío para a N240 para Yesa (definitivamente as auto estradas não são a minha praia e cada vez as detesto mais)! Ando uns 50kms! Vale a pena aqui o pequeno desvio ao Monasterio de Leyre (pela NA2113, mesmo na saida da Autoestrada) . Origens do Reino de Navarra, coisas de cortar a respiração. Pena não ter muito tempo, un café solo e siga viagem. Próxima paragem já será noutro "reino", o de Aragão em  Tiermas.
Tiermas (e albufeira do Rio Aragon)
Esta N240 pela margem norte da Albufeira é lindíssima. Vou atravessar depois o rio, pela ponte da Reina de Jaca, que também é Caminho de Santiago! continuando pelo vale do Aragon, passando Jaca sem parar e sem saber se perdi alguma coisa! Sigo agora a N330, apenas um pouco até à saída para a N260, virando agora para norte até  Biescas - ver aqui onde estico as pernas e como algo, és um "pueblo con encanto por sopuesto"! Já andei mais de 160kms desde que saí de Pamplona e
tunel de sobabledo (salvo err)
as altas montanhas já "nos" dão as boas vindas. Estou agora con una cerveza na mão no pueblo-medieval-de-ainsa, 

butifarra con rovellones
É um pueblo que não te deixará indiferente, as origens e belezas medievas de Huesca estão todas aqui reunidas, e apesar de ser terra muito turistica, não é o caso agora
Ainsa-Sobrarbe cred. Silvia del Moral
pelo outono. Vamos continuar a N260 até à fronteira com a Catalunha, onde a abandonarei para tomar a N230 em direção ao norte. É aqui neste entroncamento, cuja placa indica 34 kms para Vielha, que almoço, uma butifarra na braza com rovellones. Restaurante muito bom, um misto caseiro/tipico/groumet. Se há coisa que esta terra tem, são bons restaurantes, bons vinhos e boa comida. Ao fundo as montanhas! Ora estamos em Aragão, ora na Catalunha, subo para norte rodeado de montanhas, passo a pequena albufeira de Baserca (julgo ser esse o nome) e mais à frente o grande tunel de Viella a 1600 mts de altitude que corta a direito vários picos nevados. Estou a chegar, desco para Viella e depois Arties, onde vou pernoitar, depois de um verdadeiro e bem regado jantar em Viella. parador de Arties 

Parador de Arties
Amanhã a viagem continua.... boas curvas! Seguirei para Andorra...

eis o mapa da proxima etapa

Sigo agora pela C-28, estrada linda de montanha, passo Baquera-Beret (famosa estância de sky no inverno. o que não é o caso). Aliás nem parei, só hoteis e outras facilidades turísticas. Prefiro a paisagem, e parar diversas vezes para tirar umas fotos ou respirar o ar da montanha.

Vall de la'arriu de Ruda, Naut Aran.

Vamos agora subir a sério, 4 ganchos e belísssimas e verdes vistas para o vale de Ruda. A estrada é ótima para moto, do melhor que há! Apenas exige atenção (como todas). Eis as famosas curvas de Bonaigua, uma boa descida até Bonaigua de Baixo!
Parei pouco depois de Escaló, depois de atravessar uma pequena ponte sobre o rio, para fazer uma pequena visita ao mosteiro de Burgal, cuja abside me fez lembrar a do mosteiro de Castro Avelãs em Bragança. retomei a estrada. O vale é fundo, mas estou nos 1300 mts de altitude ou mais...Parei para comer em Llavorsí, que aldeia bonita, mas já conquistada pelo turismo de aventura e de montanha.  Plaza de la Iglesia, Carrer Mayor etc... Pintoresco que chegue. 

Bom depois conto o resto (isto dá trabalho!)

2 comentários: